quarta-feira, 31 de agosto de 2011

INSCRIÇÃO PARA CURSOS TÉCNICOS DO IFPB 2012‏ - Processo Seletivo para os Cursos Técnicos começa segunda-feira (05)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abre inscrições para o Processo Seletivo 2012, primeiro e segundo semestres, para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio e para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Instituição.

Estão sendo ofertadas 2.534 vagas, sendo 1.206 para o técnico integrado e 1.328 para o técnico subsequente,  distribuídas entre os Campi Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. O período de inscrição vai de 05 de setembro a 21 de outubro. Consulte o edital e confira os cursos ofertados e seus respectivos campi e outras informações. As provas serão realizadas no dia 4 de dezembro de 2011 das 8h às 12h. 

Para concorrer a uma das vagas dos Cursos Técnicos Integrados o candidato deve ter concluído ou estar concluindo o 9º do Ensino Fundamental e para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio o interessado deve ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio ou Equivalente. 

As inscrições são feitas através de preenchimento eletrônico do Formulário de Inscrição, no endereço eletrônico: http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processoseletivo. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para o Técnico Integrado e R$ 40,00 para o Técnico Subsequente que será paga através de boleto bancário impresso, preferencialmente no Banco do Brasil. 

Os candidatos poderão protocolar solicitação de isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo 2012, no período de 12 a 23 de setembro, nos campi para o quais se inscreveu. 

Terão direito a isenção os candidatos que atenderem através de documento comprobatório, a um dos seguintes itens: Estudantes provenientes do ensino público ou de escolas particulares como bolsista integral, ser participante do Programa de Bolsa Família e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ser participante de renda familiar mensal (bruta) igual ou inferior a R$ 1.395,00. 

Fonte: Blog do totinha

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NUNCA É TARDE PARA ESTUDAR!

Faz muito tempo que você abandonou a escola? Ou nunca esteve numa sala de aula? Para inúmeros brasileiros, ter de optar entre o trabalho e o ensino é um dilema; na hora da escolha, o primeiro vence. E a falta de instrução pesa na hora de conquistar novas posições no mercado de trabalho. Essa é, infelizmente, é uma realidade do país. Segundo o IBGE, o Brasil tinha cerca de 14,2 milhões de analfabetos com mais de 15 anos em 2008. , retomar os estudos após tanto tempo longe da sala de aula não é tarefa fácil.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que atende essa parcela da população que não concluiu os estudos nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. A EJA oferece cursos presenciais e semipresenciais nas escolas estaduais de ensino supletivo do Rio bem como em escolas particulares. Cada série do curso tem a duração de seis meses.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio (SEEDUC) acredita que a eficácia desse modelo se deve ao fato de que ele dá acesso a novos postos de trabalho e à ascensão a cargos mais elevados; quanto maior o nível de escolarização, maior a empregabilidade. Para Rachel Larrubia, 25 anos, que cursa faculdade de turismo, isso faz com que o aluno não desista da escola. "Minha experiência foi ótima. Consegui terminar o segundo grau e dei continuidade à vida acadêmica. Recomendo a quem deseja se formar!", revela.

Para fazer o supletivo basta ter mais de 15 anos. O certificado de conclusão é reconhecido pelo MEC. Hoje, o SEEDUC atende 88.801 alunos no Ensino Fundamental e 87.509 no Ensino Médio. No curso semipresencial são beneficiados 110.400 alunos no Rio. Mais informações pelo telefone (21) 2333-0706 ou pelo site www.educacao.rj.gov.br. Cada estado possui sua Secretaria de Educação, que poderá informar sobre o EJA mais perto de você. Não perca essa chance!

Texto: Bruno Dias

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

2º INVASÃO DO PROJETO CULTURA NA PRAÇA

Em sua segunda invasão, o projeto Cultura na Praça chegou surpreendendo os moradores da Praça da Rua Frei Damião. A Filarmônica 11 de Dezembro saiu em arrastão na Rua Juvenal Lamartine até o espaço do evento.


O projeto contou com as participações do Grupo de Teatro Sertão Vivo, da Filarmônica 11 de Dezembro e dos artistas Jairo Dantas e Wagner Cortez.

O grupo de Teatro Sertão Vivo apresentou uma peça de conscientização ao combate do mosquito da Dengue “Zé combate e prevenção contra o mosquito vilão” e a filarmônica com o seu belo repertório dos compositores Carnaubenses.

O Cultura na Praça é um projeto sem fins lucrativo e os idealizadores querem oferecer as oportunidades aos artistas Carnaubenses de mostrarem seus potências. Até a próxima invasão.


Fonte: ASSOEECA

terça-feira, 23 de agosto de 2011

NOVAS UNIDADES DE IFRN DEVEM SER LICITADAS ATÉ DEZEMBRO

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, afirmou nesta segunda-feira (22) que as licitações das novas unidades do Instituto em Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi devem ser concluídas até dezembro.

Ele se reuniu com os prefeitos das três cidades, Antônio Peixoto (Ceará-Mirim), José Azevedo Lopes (São Paulo do Potengi), Wellinson Dantas (Canguaretama), a superintendente do Patrimônio da União no Rio Grande do Norte, Yêda Pereira e a deputada federal Fátima Bezerra na reitoria do IFRN para discutir a cessão dos terrenos onde funcionarão os campi.

“A questão dos terrenos está tranquila. Nós já definimos as áreas de Ceará-Mirim e Canguaretama. Vamos visitá-las amanhã e depois para escolher o local. Em São Paulo do Potengi nós vamos pegar um terreno que era da União e foi cedido ao município”, explicou Yêda Pereira.

Fonte : Blog do Robson Pires

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O QUE É MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO?

Uma sociedade se torna uma nação quando é capaz de responder aos desafios postos pela história. No caso da educação, uma das grandes tarefas da democracia é fazer desse serviço um bem público, entendendo-se que, somente quando for oferecida com a mesma qualidade em qualquer escola do País será possível dizer que nessa sociedade existe educação pública.

Quando a sociedade incorporar a educação como valor social e se mobilizar para que todos e cada um dos brasileiros tenham educação de qualidade será possível responder a esses desafios. Essa é a razão para o chamado feito pelo Ministério da Educação aos diversos segmentos sociais para que participem do esforço pela implementação do PDE em prol da melhoria da educação brasileira.

Foco da Mobilização
•  Famílias: pais, mães e responsáveis por alunos das escolas públicas da educação básica crianças
•  Conselhos Escolares
•  Escolas:diretores, professores, coordenadores, demais profissionais)

Prioridades para a mobilização
•  Comunidades no entorno de escolas com os mais baixos IDEB
• Municípios considerados prioritários pelos seu baixo IDEB e periferias das capitais e grandes cidades;

Lógica da Mobilização
•   Atividades: resultados da leitura das diretrizes do Plano de Metas do PDE
•   Atores-chave: lideranças dos diversos segmentos sociais e voluntários (mobilizadores)
•   Público a ser mobilizado:
-  famílias e comunidade
-  escolas e conselhos escolares
-  órgãos de controle e proteção à criança e ao   adolescente

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Estratégia da Mobilização
•    Abertura de novas frentes
•    Capacitação de mobilizadores em oficinas e definição de Planos de Ação
•    Capacitação de Multiplicadores     para formação de novos mobilizadores locais
•    Lançamentos do Plano de Mobilização
•    Criação de Comitês de Mobilização
•    Monitoramento das ações planejadas
•    Divulgação e disseminação das ações realizadas
•    Formação da rede de mobilizadores

Instrumentos da Mobilização
•    Plano de Mobilização
•    Manual
•    Oficinas
•    Cartilhas, panfletos e cartazes
•    Indicadores de monitoramento das atividades

Fonte: Ministério da Educação