segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NUNCA É TARDE PARA ESTUDAR!

Faz muito tempo que você abandonou a escola? Ou nunca esteve numa sala de aula? Para inúmeros brasileiros, ter de optar entre o trabalho e o ensino é um dilema; na hora da escolha, o primeiro vence. E a falta de instrução pesa na hora de conquistar novas posições no mercado de trabalho. Essa é, infelizmente, é uma realidade do país. Segundo o IBGE, o Brasil tinha cerca de 14,2 milhões de analfabetos com mais de 15 anos em 2008. , retomar os estudos após tanto tempo longe da sala de aula não é tarefa fácil.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que atende essa parcela da população que não concluiu os estudos nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. A EJA oferece cursos presenciais e semipresenciais nas escolas estaduais de ensino supletivo do Rio bem como em escolas particulares. Cada série do curso tem a duração de seis meses.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio (SEEDUC) acredita que a eficácia desse modelo se deve ao fato de que ele dá acesso a novos postos de trabalho e à ascensão a cargos mais elevados; quanto maior o nível de escolarização, maior a empregabilidade. Para Rachel Larrubia, 25 anos, que cursa faculdade de turismo, isso faz com que o aluno não desista da escola. "Minha experiência foi ótima. Consegui terminar o segundo grau e dei continuidade à vida acadêmica. Recomendo a quem deseja se formar!", revela.

Para fazer o supletivo basta ter mais de 15 anos. O certificado de conclusão é reconhecido pelo MEC. Hoje, o SEEDUC atende 88.801 alunos no Ensino Fundamental e 87.509 no Ensino Médio. No curso semipresencial são beneficiados 110.400 alunos no Rio. Mais informações pelo telefone (21) 2333-0706 ou pelo site www.educacao.rj.gov.br. Cada estado possui sua Secretaria de Educação, que poderá informar sobre o EJA mais perto de você. Não perca essa chance!

Texto: Bruno Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário