quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ENTENDA QUAIS SÃO AS FUNÇÕES E OBRIGAÇÕES DOS GESTORES DE MARKETING


O que faz um gestor de marketing?

Editado por Priscila Zuin

Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing
O que faz um gestor de marketing no dia-a-dia? Essa é a dúvida de muitos empresários que não sabem se devem contratar alguém para gerenciar o marketing e o que exatamente essa pessoa deve fazer depois de entrar para a folha de pagamento.

Se o objetivo do marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, é preciso conhecer esses clientes para poder cumprir o objetivo. Portanto, o gestor de marketing começa obtendo informações.

Quanto ao ambiente de marketing, o gestor deve analisar os fatores incontroláveis, que são as tendências da economia, da política e da demografia. Por exemplo, se a população está envelhecendo no Brasil, essa tendência demográfica gera uma série de oportunidades para a criação de novos produtos para a terceira idade.

Além disso, o gestor de marketing deve ficar atento aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e ao ambiente ecológico ou natural, que também podem causar forte impacto no mercado em que atua e na sua própria empresa.

Além do ambiente externo, o gestor de marketing deve analisar o mercado no qual está inserido, levando em conta os fornecedores, concorrentes, intermediários (varejistas, por exemplo) e clientes.

Com relação ao comportamento do consumidor potencial, o profissional deve conhecer os fatores que influenciam o processo de compra do consumidor. Após definir o segmento-alvo e o posicionamento, o gestor de marketing deve tomar decisões em relação às variáveis controláveis de marketing, ou seja, aquilo sobre o que ele pode interferir: os 4 “Ps” – produto, preço, promoção e praça (melhor traduzido por distribuição).

Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Lo
ndres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário