quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ALUNOS ENTENDEM MAIS DE COMPUTADOR E INTERNET DO QUE PROFESSORES, MOSTRA PESQUISA


64% dos docentes afirmam que seus alunos entendem mais as novas tecnologias

Alunos entendem mais de tecnologia e internet que professores. E quem acha isso são os próprios professores.

É o que mostra uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas. 64% dos docentes acreditam que, quando o assunto é computador, seus alunos estão mais bem informados.

A pesquisa entrevistou 1,5 mil professores e quase 5 mil alunos de 497 escolas para identificar os usos da internet na rotina do ensino público do país.

Na avaliação do diretor de Formulação de Conteúdos Pedagógicos do Ministério da Educação (MEC), Sérgio Gotti, é natural que os professores aprendam com seus alunos e colegas em função da velocidade com que as tecnologias evoluem atualmente.

"O professor precisa sempre estar procurando novas formas de atualização, até mesmo pela internet, mas principalmente com os seus alunos, com a nova geração. O aluno do século 21 está muito mais antenado nessa questão e, de uma certa forma, induz o professor a incorporar essas tecnologias", diz Gotti.

- Professores usam pouco novas tecnologias em sala de aula

- A serviço da educação: como smartphones, tablets e internet podem ser usados pelos alunos para estudar

Das escolas que participaram da pesquisa, 81% têm laboratório de informática, mas 14% não contam com conexão à rede. Apenas 4% das salas de aula têm computador.

Para diretores, coordenadores e professores, há problemas de infraestrutura que impedem que o uso de tecnologias na sala de aula seja mais efetivo, como falta de computadores e conexão de internet lenta.

Fonte: Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário